Inscrições abertas até 27/10/2025
Acesse Inscrições para inscrição, submissão de resumos, MINICURSOS e pedidos de isenção
O formulário para participação em minicursos está disponível no final da página ou em https://forms.gle/iR5aqe5LoQZXZxgR7
A inscrição no evento é obrigatória para participar dos minicursos. Acesse Inscrições para detalhes.
Não é necessária inscrição para a Oficina do sábado! (veja resumo em Página inicial)
Doutorando - DPF/UFV
Descrição: A linguagem C++, juntamente com todas as suas funcionalidades, é extremamente vasta e aprendê-la em pouquíssimo tempo é uma tarefa quase impossível. Quem está começando na linguagem ou até mesmo a trabalhar com programação, poderá cair em diversas armadilhas e precisará de grande esforço para não a abandonar na primeira violação de acesso encontrada. Neste minicurso será apresentada uma visão geral dos principais conceitos e das possíveis armadilhas que o C e C++ trazem, assim como o tratamento adequado delas. Também será introduzido a programação orientada a objetos que é base de grandes APIs modernas e que, independentemente da linguagem usada, os conceitos são extremamente parecidos em diferentes linguagens de modo que o estudante poderá aplicar alguns dos temas abordados usando sua linguagem de preferência. Será apresentada uma visão geral dos mecanismos de alocação de memória, suas possíveis armadilhas, tratamento de exceções, classes, herança, polimorfismo, dentre outros.
Pré-requisitos: Ter uma experiência prévia com programação, de preferência C e interesse em migrar ou compreender os recursos que a programação orientada a objetos pode oferecer.
DPF/UFV
Descrição: A estabilidade é um conceito importante em física e a noção é usada em vários contextos. Por exemplo, a estabilidade da matéria pode referir-se à estabilidade física, que garante que objetos formados por partículas não desintegrem, ou à estabilidade química, que descreve a tendência de substâncias atingirem o estado de menor energia, ou seja, um equilíbrio com o ambiente. A estabilidade também pode ser observada na estabilidade nuclear, onde a energia de ligação entre os nucleons no núcleo determina a sua resistência à desintegração.
É um tanto surpreendente que a estabilidade da matéria não seja um assunto amplamente tratado nos livros-texto de física padrão. No entanto, é um dos resultados mais celebrados da física-matemática. Talvez a razão pela qual a estabilidade da matéria não seja tratada nos livros de física não seja por sua falta de importância, mas, provavelmente, pelo fato de não ser fácil derivá-la. A primeira solução para este problema foi fornecida por Freeman Dyson e Andrew Lenard em 1967-1968, mas uma prova mais curta e conceitual foi encontrada mais tarde por Elliott Lieb e Walter Thirring em 1975 usando uma desigualdade, hoje em dia denominada Desigualdade de Lieb-Thirring. Neste mini-curso, fornecemos um resumo de cinco décadas de pesquisas realizadas, principalmente por Lieb e seus colaboradores, sobre a estabilidade da matéria em várias situações físicas.
Pré-requisitos: Mecânica Quântica e Cálculo Avançado.
Doutorando - DPF/UFV
Descrição: A Ciência de Redes, embora recente em comparação a outras áreas da Física, tornou-se rapidamente uma ferramenta essencial para o estudo de Sistemas Complexos, possuindo aplicações em áreas diversas que variam de Biologia e Ecologia até questões sociológicas, econômicas e epidemiológicas, dentre outras. Este minicurso tem como objetivo apresentar conceitos fundamentais da área, abordando representações matemáticas, propriedades estruturais e alguns dos principais modelos de redes. Também serão discutidos exemplos de aplicações e o papel da Física para contribuir no avanço dessa instigante área interdisciplinar.
Pré-requisitos: Para uma boa compreensão dos temas abordados, os interessados precisarão apenas de um entendimento básico de cálculo e estatística, idealmente tendo também um conhecimento de Termodinâmica Estatística para uma compreensão avançada sobre o tema.
Doutoranda - Unicamp e Pesquisadora Colaboradora - LNLS/CNPEM
Descrição: O CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) disponibiliza sua infraestrutura para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Neste minicurso, serão apresentados os principais recursos oferecidos pelo centro, com destaque para os procedimentos de submissão de propostas de pesquisa. Serão abordadas as etapas do processo, os critérios de avaliação e orientações práticas para o uso do sistema de submissão, com o objetivo de auxiliar estudantes de graduação e de pós-graduação na elaboração de propostas competitivas.
Pré-requisitos: Interesse em conhecer o CNPEM, uma das maiores infraestruturas científicas do país, e/ou em submeter propostas para utilizar seus recursos em pesquisas.
DPF/UFV
Descrição: Pretende-se apresentar, de modo claro e intuitivo, alguns aspectos fundamentais de teoria de grupos. O enfoque será em sua importância e utilidade em Física, não a questões formais.
Pré-requisitos: Uma base mínima, composta pelo conteúdo de Cálculo 1, bem como, algumas noções elementares de geometria e de álgebra, são necessários.